BPA free: Você sabe o que significa?

Publicado em 25/08/2018
BPA free: Você sabe o que significa?

O bisfenol A, também chamado de BPA, é uma substância química que constitui alguns polímeros e revestimentos de alto desempenho, e dentre eles temos: computadores, DVDs, eletrodomésticos, brinquedos, mamadeiras e até talheres descartáveis.

Você sabia que o BPA apresenta efeitos nocivos à saúde? Devido a sua propriedade tóxica, seu uso foi proibido em mamadeiras e teve limitações para aplicação em outros produtos.

Entenda os riscos

As susbstâncias encontradas no BPA podem causar desequilíbrio no sistema endócrino (produção de hormônios), aborto, anomalias, câncer de mama, próstata e até obesidade. Um estudo feito pela agência Fapesp constatou que mesmo em pequenas doses o bisfenol pode desregular hormônios tireoidianos.

BPS e BPF?

Para susbtituir o BPA, surgiram outros tipos de bisfenol, como o BPS e BPF. O BPS é muito utilizado como agente de fixação de lavagem em produtos de limpeza industrial e solvente. Já o BPF é muito encontrado em pisos industriais, lâminas, adesivos e embalagens de adesivos.

Um estudo constatou que ambas as variações do bisfenol podem causar sérios danos à saúde e podem contaminar desde a pele do indivíduo até a urina.

Não há descarte que evite a contaminação por bisfenol, especialistas aconselham apenas descartá-los em embalagens bem fechadas para não vazar e diminuir ao máximo, o consumo desse tipo de produto.

Como se prevenir

– Quando for adquirir produtos e recipientes plásticos, fique atento aos símbolos de reciclagem 3 (PVC) e 7 (PC).
– Não leve ao fogo ou freezer alimentos mantidos em ambalagens plásticas.
• Evite a impressão de comprovantes bancários e extratos, eles contêm uma quantidade razoável de BPA, opte por versões digitais.
• Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatados, o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas.

Uma alternativa mais saudável e menos problemática para o uso de polímeros, é o polipropileno, que é considerado seguro e não causa danos à saúde.

O uso de plástico já faz parte da rotina da maioria das pessoas. É um material versátil econômico e durável, então quando for escolher embalagens desse tipo, preste atenção em sua composição e encontre alternativas mais saudáveis para a sua saúde.

Voltar