Saiba como reciclar resíduos de plásticos

Publicado em 24/03/2019
Saiba como reciclar resíduos de plásticos

Os resíduos de plásticos são encontrados em praticamente todas as casas e instituições brasileiras. Quando destinados incorretamente podem se tornar um grande problema para o meio ambiente, já que o tempo de decomposição dos mesmos chega a aproximadamente 400 anos.
Para que o descarte seja feito de maneira adequada, é importante entender primeiramente os resíduos plásticos e de que maneira reciclá-los.

Classificando os polímeros

Dentro das classificações de polímeros temos os Termoplásticos e os Termofixos. Os primeiros podem ser moldados novamente após o resfriamento, enquanto os outros, uma vez fundidos e remoldados, não permitem a reciclagem mecânica.

Dentro dos termoplásticos temos as garrafas de refrigerante, embalagens de detergente, caixas de leite e brinquedos. Já os termofixos, são conhecidos pela utilização em produtos como: espumas para colchão, chinelos, adesivos e revestimentos.

Os tipos de reciclagem
Cada material plástico requer um procedimento de reciclagem adequado e específico. Dentre eles temos:

Reprocessamento por remoldagem
Nesse processo os resíduos plásticos são lavados, distribuídos (um mesmo objeto pode ter mais de um material) e triturados, assim servem de fabricação para outros novos produtos. As fibras de carpete, por exemplo, são criadas a partir de PET reciclado.

Despolimerização
Quando o polímero é reciclado por despolimerização, ele passa por processos químicos ou térmicos, sendo assim, voltam a sua forma monomérica e podem se tornar matérias-primas novamente, ou seja, novos plásticos.

Reciclagem energética
Esse procedimento é feito através da queima do resíduo, e diferentemente da incineração, a reciclagem energética utiliza o combustível como geração de energia.

As vantagens da reciclagem do plástico

• Gera mão de obra pela implementação de cooperativas, micro, pequenas e médias indústrias;
• A reciclagem do plástico exige cerca de 10% da energia utilizada no processo primário;
• Evita novas extrações de recursos ecossistêmicos.
• Diminui a poluição do meio ambiente.

O plástico é um dos materiais mais usados no dia a dia para fabricar inúmeros produtos e embalagens. Ele é resistente e já faz parte da rotina das pessoas, além de ser um material mais barato e tão eficiente quanto muitos outros.
É importante lembrar que assim como muitos outros materiais, o plástico precisa receber o descarte adequado e a reciclagem é sempre uma boa opção!

Voltar